10 janeiro 2015

Ópera com libreto de Vasco Graça Moura, a partir da peça 'Jacob e o Anjo', de José Régio.


Temporada DARCOS 2015 em Torres Vedras



A 05 de abril, é apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, com libreto de Vasco Graça Moura, a partir da peça Jacob e o Anjo, de José Régio.

Nesta obra, cujo título sintetiza as palavras «bankers» e «gangsters», participam vários cantores portugueses, dos quais se destacam os solistas Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves, o Coro Ricercare, dirigido pelo maestro Pedro Teixeira, e o Ensemble Darcos, sob a direção musical do compositor

Nuno Côrte-Real disse que pretende que «este espetáculo seja uma homenagem ao escritor, fazendo uma síntese dos mais importantes momentos da ópera, estreada no Teatro Nacional de São Carlos em 2011».

«— A Temporada Darcos 2015 é a mais conseguida das que programei pois apesar das grandes limitações orçamentais foi possível trazer grandes pianistas como Artur Pizarro e Adriano Jordão, que vai tocar o Concerto nº3, de Beethoven, com a Orquestra do Norte em Outubro, e alguns dos melhores cantores portugueses como é o caso de Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves, que vão fazer excertos da minha  ópera Bankters em Abril por ocasião do primeiro aniversário da morte de Vasco Graça Moura, autor do inspirador libreto», conta o compositor Nuno Côrte-Real.


Construído a partir da peça Jacob e o Anjo, de José Régio, o libreto transpõe o enredo para o atual mundo da alta finança numa linguagem que recria o estilo vicentino e foi objeto de uma encenação do realizador João Botelho por ocasião da estreia no Teatro Nacional de São Carlos em 2011.

«— Não sendo possível uma reposição integral devido aos elevados custos, optou-se por uma versão de câmara para 15 instrumentistas, cantores solistas e coro, apenas com alguns apontamentos cénicos», refere o compositor. O espetáculo será apresentado no CCB nos dias 3 e 4 de Abril e um dia depois no Teatro-Cine de Torres Vedras.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=795532&tm=4&layout=121&visual=49

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/uma-temporada-musical-para-torres-vedras-1681696